terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jovens na decisão do destino do país





  A participação eleitoral de jovens é importante, pois eles não somente ajudam na decisão do destino do país como também exercem o seu papel de cidadãos. Apesar disso, a participação dos jovens nas eleições decresce a cada ano. Muitos são os fatores responsáveis por tal acontecimento, dentre eles pode-se destacar: a insatisfação da juventude com a política, a falta de consciência sobre a importância do voto e a falta de incentivo do governo para que os jovens votem.
  Apesar de estarem iniciando a vida eleitoral há pouco, os jovens percebem a desonestidade e as falsas promessas de alguns governantes e isso faz com que eles fiquem indignados com os políticos brasileiros. Na mídia são constantes os escândalos em que os governantes estão inseridos e a impunidade de alguns casos torna-se relevante para que os jovens desistam de votar.
  Além disso, a falta de consciência sobre a importância do voto é fundamental para o decréscimo do número de jovens votantes. Os jovens não se sentem estimulados a votar ou acham que um voto não fará diferença na decisão final do processo eleitoral.
  Destaca-se também a falta de incentivo do governo para que os jovens votem. Há poucas propagandas ou anúncios sobre a importância do voto juvenil nas eleições.
  Para que o número de votos de jovens nas eleições cresça, é importante o incentivo por parte do governo ou até mesmo de projetos desenvolvidos com essa função, para que haja a conscientização da importância do voto na decisão do destino do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário