quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Por que vale a pena viver?

    Lendo um texto de um dos meus amigos, havia um comentário sobre Arthur Schopenhauer,cujo pensamento ficou conhecido como pessimismo ou niilismo. Percebendo que ele acreditava que o mundo é um sofrimento, resolvi escrever um texto sobre o motivo de valer a pena viver.
    O cotidiano do século vinte e um é conturbado. As pessoas são muito atarefadas e realizam tarefas múltiplas ao mesmo tempo, tornando-se cada vez mais frias e distantes. Tal problema, traz como consequência a perda da vontade de viver.  Problemas sempre existiram na sociedade, mas hoje é possível perceber que tais problemas passaram a influenciar a vida da maioria das pessoas, além de haver maior divulgação pela mídia de problemas causados pela correria do dia-a-dia.
    A vida, experiência unica e de grande valor, deve ser vivida, portanto, com muito proveito e zelo. Zelar pela vida é não se arriscar naquilo que é desnecessário,  e aproveitar a vida "não é fazer tudo aquilo que se ama, mas sim amar tudo aquilo que se faz!" O segredo para a felicidade está em cada pessoa, cada um é autor de sua vida   e deve zelar por ela o máximo que puder.
    Não consigo imaginar motivos bons o suficiente para que eu deseje a morte, ao ouvir o canto de um pássaro, ao ver o sorriso de uma criança, ou um abraço singelo de um amigo ou parente, ler as sábias palavras de um autor, sinto uma vontade tão grande de viver que é inacreditável.
    Acredito que vale a pena viver, não somente para ser rico ou famoso, mas vale a pena viver para fazer alguém feliz, para ser feliz também, para amar o próximo, para ser amado pelas pessoas, para ajudar o outro, para ser ajudado por alguém e, acima de tudo, vale a pena viver, porque a vida é algo tão bom e único!


Um comentário:

  1. Excelente!! Adorei o texto...
    Principalmente essa frase:
    "Acredito que vale a pena viver, não somente para ser rico ou famoso, mas vale a pena viver para fazer alguém feliz".
    Acho que o sentido da vida, ou o principal motivo para viver, é amar todas as pessoas cada vez mais e odiá-las cada vez menos. Se o homem tem uma tarefa a realizar para não se entediar da existência, acho que essa seja a tarefa mais nobre...

    ResponderExcluir